20080525

Sabedoria "Vc ñ pode confiar em seus olhos quanto sua imaginação está fora de foco"


Noctua, “ave da noite”.
“A Coruja de Minerva levanta vôo somente ao entardecer”. Minerva é a deusa romana da sabedoria, equivalente a Atenas na Grécia. Sua mascote é usada para representar a filosofia, pois é uma ave que levanta vôo apenas durante a noite, isto é, quando o que era para acontecer já aconteceu. Assim deve agir o filósofo, analisando e debatendo sobre a história e o presente, sobre fatos concretos. Os cientistas são os que enxergam o futuro. Os pensadores constroem o ideal, que não necessariamente está por vir.

2 comentários:

morenocris disse...

É tão provocante este post. Dá até uma tese. São as fronteiras do conhecimento. Distâncias que se aproximam no desvendamento da realidade. E tudo inicia com os porquês da vida. Seja em qualquer área. Hoje todas estão interligadas por conta da fragmentação, das especialidades. Sabes, estamos enfrentando problemas de fronteiras no país, questões indígenas, de terras, e por ai vai. Você não consegue opinar de maneira satisfatória se não tiver embasamento teórico nas áreas da sociologia, antropologia, meio ambiente, etc. Você pode fazer valer uma opinião pessoal, é diferente. Ou situações presenciadas. Mas, sinto falta cada vez mais de opiniões dos estudiosos. O que você não vê.

Beijos.
Boa semana.

Liberté disse...

Concordo, hj em dia aqui no Brasil, as opinioes e perguntas tem que ser sedimentadas, caso contrario nao levaram ou incitaram nenhum tipo de mudança ou pensamento mais evoluido, Acredito que se tivesse estudado sociologia teria entrdo para carreira política! Faltam ideologias deste tipo para motorizar nossas alegrias patriótas. Triste dizem mas a verdade é que votamos por obrigaçao. Espero que este circulo vicioso adquira algum foco, daqui por diante.
Boa Semana!