20080527

O que cura?

Em sua primeira sessão na psicanálise, como pode saber o caminho da "cura".

  1. apresenta uma açao restouradora do sentimento de mesmidade. seguida pela recuparaçao do sentimento de integridade. Isso possibilida a restauraçao da auto-estima.
  2. começa a falar da sua vida, sua historia sobre si como sujeito da açao.
  3. passa a perceber que no Éden, no plano das idealidades, Papai Noel existe: as coisas lhe serão presenteadas. No plano da realidade prosaica, do terra a terra, as coisas são permutadas, trocadas. E a lei que está valendo é aquela da parábola dos marcos ou dos talentos: "A quem mais tem, mais lhe será acrescentado; a quem menos tem, o pouco que tem lhe será tomado". Essa é a "Lei do Pai" por excelencia.
  4. entende que se vive atendendo, prioritariamente, a mandatos superegóicos, bem mais do que sendo acomedido por tentaçoes pulsionais.
  5. verifica que as coisas que começam de maneira errada na vida tendem a ir dando errado até o fim. Avalia que, só à custa ingentes esforços, elas podem consertar-se , e que, muitas vezes, algumas não sao consertáveis. e há de se viver, assim mesmo. Há que trair e abandonar seus ideais envelhecidos, se quiser crescer.
  6. nota que o que vale na vida sao os bons encaixes, os bons encontros, os achados felizes, os sabores descobertos. Que a vida nao tem sentido nenhum. que viver é procurar dar sentido a vida, o tempo todo. o sentido e destino da vida sao escolhidos pelo sujeit naquela franja de liberdade e de autonomia que ousou escavar no meio da avalanche de solicitçoes, de mandatos e de exigencias que o mundo e os outros nao cessam de impor-lhe.
  7. conclui que a vida é boa, quando se fazem boas açoes.
  8. descobre que a grande questao e saber como a sociedade urbana conspira para a desestrumentalizaçao do sujeito. tudo parece montado para anular sua vontade e desgastar suas prerrogativas como cidadão. Aceita que objetivo é faze-lo fracassar.
  9. verifica que algumas desilusoes sao inevitaveis, se quiser começar a melhorar.
  10. certifica-se que se deve descrer do maior mito civilizatorio: o de que, em alguma parte, por meio de algum agente , ha esperança de Redençao; que existe um poderoso deus cuja a única ocupaçao decente é preocupar-se com o momento em que irá redimir. Esse mito-hinduista-cristao tera de ser dissolvido. O sujeito agora pode contar consigo mesmo e com mais alguma parca humana, a ordem da amizade, da solidariedade ou da terapia.

A partir dessas verificaçoes, o sujeito passará a ter outras preocupaçoes de vida e adotar novas atitudes.

  1. deixará de procurar espelhos que lhe deem a ilusao de completude, de contato.
  2. abandonará a busca de uma imagem ideal para si proprio -e para o mundo -, passando a se aceitar tal como é.
  3. abdicará de pretensao de encontrar uma outra realidade - possivel ou qualquer - que substitua a prosaica vida que leva. nesse momento, nao há sequer uma utopia viavel disponivel no mundo.
  4. aprendera a encontrar sentido e a tecer o destino de sua existencia, reintegrando as forças que facilmente investiria num lider ou mentor.
  5. passara a gozar da alegria onde quer que esteja, por mais fulgaz e vasqueira que seja, como os nordicos aprovitam o o sol no tempo curto do verao.
  6. olhara com desconfiança um prosposta qualquer de salvaçao que lhe seja apresentada. Aí há maracutaia, pecebe.

by Baggio

seremos capazes de viver todas as linhas nao vividas do nosso ser... (Rose Marie Muraro)

Nenhum comentário: